Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Temos 3 visitantes online, total de visitas: 47.099

História

S. Romão de Arêgos


A freguesia de S. Romão, muito acidentada, toda em socalcos ascendentes, sobe desde os fundos do ribeiro da Cesta a cerca de duzentos metros de altitude até as alturas da Esculca, lá no cimo, à cota de novecentos metros. Vista do Penedo de S. João é de uma beleza surpreendente.

Cheia de frescura e de esperança na Primavera e de verduras e promessas durante o Verão, impressionam as tonalidades das ramadas que emolduram os patamares da encosta no Outono e as casinhas brancas dos povoados, dispersas pela paisagem fria do Inverno.
A terra é um miradouro de beleza sobre o rio, lá no fundo, e dela se contemplam paisagens deslumbrantes nas lonjuras d\' além Douro.

 

NOME DA FREGUESIA

A terra recebeu certamente o nome do seu patrono. Num documento do século X já vinha nomeada a \"villa de Sancti Romano\". Podemos pensar que, na altura em que antigos cultos pagãos ligados ao \"Castro Arecos\" foram substituídos por cristãos, se terá dedicado alguma pequena ermida ao mártir São Romão, a volta da qual se pode ter formado uma antiquíssima comunidade cristã. Da ermida e do titular terá passado o nome a \"villa\" medieval e, com o tempo, a toda a freguesia.

O nome tanto aparece como S. Romão de Aregos como S. Romão de Anreade. S. Romão de Aregos recorda-nos os tempos em que esta terra fez parte do antigo concelho de Aregos; S. Romão de Anreade lembra-nos a época em que a actual paroquia fazia parte, ou era anexa, da de S. Miguel de Anreade.

in "Resende e a sua História” - Volume 2: As Freguesias, da autoria de Joaquim Correia Duarte

São Romão de Aregos é uma freguesia portuguesa do concelho de Resende, com 4,17 km² de área e 357 habitantes (2011). Densidade: 85,6 hab/km².